Caderno de Artista #1 – A paisagem é uma maneira de domesticar a natureza

compartilhar

Editoria Ponto Digital

09.08.2019

O bailarino, coreógrafo e diretor artístico Gustavo Ciríaco conta as referências que carrega para construir a triologia “Gentileza de um Gigante”, trabalho que discute a relação do ser humano com a ideia de natureza e as transformações irreversíveis provocadas pela ação social. Na obra, um casal nu manipula materiais que dão origem a montanhas, oceanos e rios, trazendo, assim, um panorama dos perigos da interferência humana no meio ambiente.

Gustavo, que iniciou a carreira como cientista político, utiliza dança, artes visuais, arquitetura e antropologia em suas criações. O passeio entre essas diferentes vozes e saberes da arte, junto a prática comum entre arquitetos e engenheiros – a construção de maquetes – aparece também no segundo capítulo da trilogia intitulada “Viagem a uma Planície Enrugada”, resultado de residências artísticas em Montevidéu, Buenos Aires e no Sesc Campinas. O trabalho contou com o financiamento do Programa IBERESCENA – Criação Dramatúrgica e Coreográfica em Residência 2016.

O artista se inspirou nas observações da bióloga e jornalista Rachel Carlson no livro “Primavera Silenciosa”, de 1960. Ela alerta quanto ao perigo de uma natureza sem pássaros e sem insetos, e ilustra os maiores desastres ambientais dos últimos cinquenta anos. Em “Viagem a uma Planície Enrugada”, um homem e uma mulher montam paisagens em miniatura e que, do ponto e vista da plateia, parecem ser vistas do alto, a partir de um avião ou de um satélite. Com isso, faz-se alusão ao distanciamento que a sociedade costuma ter em relação as catástrofes naturais.

Caderno de Artista

Composta por 6 episódios, a web série traz entrevistas com artistas que apresentaram trabalhos autorais Bienal Sesc de Dança 2017. O projeto foi idealizado por Cláudia Müller, artista e pesquisadora de dança, e realizado em parceria com a equipe de Comunicação do Sesc Campinas.

O segundo episódio é com Eduardo Fukushima, que fala sobre a obra “Título em Suspensão”. Assista a partir de 13/08 às 18h, aqui no Ponto Digital.

Texto: Lizandra Perobelli, Estagiária de Comunicação – Sesc Campinas.
Edição: Fernando Bisan, Editor web – Sesc Campinas
.

Conteúdo relacionado

Compartilhe