09/10 • 15h00 às 15h45
Duração 45 min.
Recomendação etária: Livre
As múltiplas formas de um cubo que não demora a se revelar mágico, de uma montanha de plástico que dá margem para a imaginação voar longe e de um túnel de tecido que lembra o cordão umbilical são alguns dos territórios atravessados pela expedição de três criadores e performers em torno da anatomia humana.
No espetáculo de dança para crianças e adultos, tudo é furado e tudo fura, como gosta de ilustrar a diretora e coreógrafa Elisabete Finger. “Tudo é para atravessar, para sair ou entrar, para cair dentro, para permanecer, para desaparecer. Para olhar e ver do outro lado: preto, pele, verde, estampado, cabeludo. Buraco é uma aventura da matéria. Sem transição. Cabe um mundo”, diz ela.
Há um elogio às simetrias entre movimentos e arranjos coreográficos. Um desejo manifesto de partilhar outras possíveis lógicas relacionais, abrindo-se a uma aventura sensível.
Estão em jogo as possibilidades de ser e mover um corpo-matéria (carne, ossos, músculos, líquidos, cabelos…) em contato/colisão com outras matérias.
Os trabalhos de Finger costumam perseguir uma lógica de sensações e um estado de encantamento costurado a diferentes contextos, como dança, performance e artes visuais.
FICHA TÉCNICA COMPLETA
Direção e coreografia: Elisabete Finger
Criação: Cinira Macedo, Jamil Cardoso e Sandro Amaral
Elenco: Cinira Macedo (ou Priscila Maia), Jamil Cardoso (ou Mariza Virgolino) e Sandro Amaral (ou Bernardo Stumpf)
Assistência: Litó Walkey e Xenia Hauf
Materiais de cena e figurino: Elisabete Finger, Marion Montel e Marcelo Busato (construção)
Luz: Fábia Regina e Yair Vardi
Produção: Cândida Monte/Wellington Guitti e Carolina Goulart
Coprodução: Uferstudios (Berlim), Pact Zollverein (Essen) e Festival Panorama de Dança (Rio de Janeiro)
PARCERIA E APOIO
Apoio: Prêmio Rumos Itaú Cultural Dança 2012-2013, Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna, 2012 (Brasil) e fundo Senatskanzlei ‐ Kulturelle Angelegenheiten (Alemanha)
Apoio e residências: Pact Zollverein e Fabrik Potsdam
Agradecimentos: Ana Trincão, Barbara Friedrich, Danilo Viana, Eva Gustavo Bitencourt, Jorge Alencar, Kerem Gelebek, Laila El-Jarad (Studio La Caminada, Berlim), Lena Sommer, Maria Hoerster, Murilo Morégola, Neto Machado e Thiago Granato.
SITE/REDE SOCIAL
elisabetefinger.com
instagram.com/elisabetefinger
facebook.com/elisabete.finger
09/10 • 15h00 às 15h45
Duração 45 min.
Recomendação etária: Livre