Data e hora

12/09 a 22/09
Terça a sexta, 9h às 21h. Sábado e domingo, 9h30 às 18h.

Sesc Campinas
Foyer do teatro

Recomendação etária: Livre

Ingressos
Grátis

Mostra Grua

Videodança

Data e hora

12/09 a 22/09
Terça a sexta, 9h às 21h. Sábado e domingo, 9h30 às 18h.

Sesc Campinas
Foyer do teatro

Recomendação etária: Livre

Ingressos
Grátis

Mobilizar por meio dos afetos. É a partir desse interesse que o grupo Grua – Gentleman de Rua apresenta uma mostra composta de três filmes: Rota de Afetos, Corpos de Passagem e SETe. Os trabalhos entendem os afetos como vínculos sociopolíticos capazes de estimularem experiências políticas que podem promover mudanças ou desvios nos hábitos e comportamentos dos sujeitos.

Rota de Afetos traz um testemunho imagético de atravessamentos ocorridos durante uma viagem de dez dias pelo rio São Francisco. O coletivo performou e interagiu com moradores de onze comunidades, de Pirapora a São Romão. Em Corpos de Passagem, um diálogo sensível e anacrônico é construído na tensão da interação do corpo com distintas espacialidades. Do rio São Francisco aos espaços urbanos da cidade de São Paulo, homens experienciam nexos de afetos na busca de um espaço/tempo em conflito constante. Por fim, SETe convoca a percepção para o outro na experiência do encontro. A performance recebeu o prêmio Denilton Gomes de melhor intervenção urbana (2018) e foi indicada ao prêmio APCA de melhor espetáculo de dança (2018).

Por meio do trabalho com vídeo, o coletivo revela tensões a partir do que não “se mostra”, do que não se percebe na urgência do fluxo de imagens que um corpo e um ambiente produzem, e estabelece um diálogo entre distintas temporalidades.

Rota de Afetos (BRA, 2017, 41 minutos)
Câmera, direção e edição de vídeo: Osmar Zampieri
Performers (Grueiros): Alexandre Magno, Fernando Martins, Henrique Lima, Jerônimo Bittencourt, Jorge Garcia, Roberto Alencar, Willy Helm.
Trilha sonora: Luisa Puterman
Figurino: João Pimenta
Produção: Corpo Rastreado

Corpos de Passagem (BRA, 2018, 5 minutos)
Direção, câmera e edição: Osmar Zampieri
Grupo GRUA: Jorge Garcia, Osmar Zampieri e Willy Helm
Artistas: Alexandre Magno, André Graça, Fernando Martins, Henrique Lima, Jerônimo Bittencourt, Jorge Garcia, Osmar Zampieri e Roberto Alencar.
Artistas convidados: Alyson Mendes, Bruno Peixoto, Fernando Lee, Fernando Oliveira, Flávio Lima, Lucas Delfino, Sérgio Rocha, Wagner Cruz e Vitor Bassi
Figurino: João Pimenta
Trilha: Luisa Peuterman
Colaboração artística: Ana Teixeira
Produção: Corpo Rastreado

SETe (BRA, 2018, 18 minutos)
Direção: Heitor Dhalia
Direção Grua: Gentlemen de Rua, Jorge Garcia, Oscar Zampieri, Willy Helm
Criação coletiva: Alexandre Magno, Fernando Martins, Henrique Lima, Jerônimo Bittencourt, Jorge Garcia, Osmar Zampieri, Roberto Alencar.
Produção: Egisto Betti e Heitor Dhalia
Produção associada: Corpo Rastreado
Direção de Fotografia: Pepe Mendes
Elenco: Alexandre Magno, Fernando Martins, Henrique Lima, Jerônimo Bittencourt, Jorge Garcia, Osmar Zampieri, Roberto Alencar
Figurinos: João Pimenta

(Foto: Silvia Machado)

Compartilhe