02/10 • 21h00 às 22h20
Duração 80 min.
Recomendação etária: 12 anos
Disponível até 10/10
Após fase recente de trabalhos verticais junto a grupos, o coreógrafo e bailarino burquinense Salia Sanou trilhou o desejo de explorar o tema do encontro em outra chave. Noções do lugar do “eu” e do “jogo”, do gesto e do espaço coabitaram suas perguntas com circularidade.
“Quem é você, Salia Sanou? Quem é você, o dançarino, o desenraizado?”, ouviu ecoar dentro de si – ele vive na França desde os anos 1990, onde fundou a companhia Mouvements Perpétuels em 2011.
Essa voz o fez repensar a dimensão da representação e interpretação, permitindo-lhe um diálogo entre disciplinas como literatura, dança e música. E assim chegou à estrutura do face a face, convocando o outro no confronto paralelo, na complementaridade, na alteridade mesmo ou, ainda, por que não, na oposição.
Para essa jornada expansiva, seus pares em três duos sucessivos são a coreógrafa franco-senegalesa Germaine Acogny, a escritora canadense Nancy Huston e o músico David Babian, o Babx.
O desdobramento dessa experiência, crê Sanou, é uma aliança sincronicamente cênica, verbal e sonora entre o engajamento do corpo e seus ritmos internos. Como uma etapa giratória a espelhar o ciclo da vida e driblar didatismos. Uma sucessão de saberes e fazeres em torno do que é distinto, como a ouvir o poder das buscas pessoais e da sinceridade compartilhada.
FICHA TÉCNICA COMPLETA
De Beaucoup de Vous
Germaine Acogny e Salia Sanou
Criação: setembro/2018 – Le Mans
De Vous a Moi
Nancy Huston e Salia Sanou
Textos: Nancy Huston, extraídos de Limbes Limbo, un Hommage à Samuel Beckett (Actes Sud, 2000), Nord Perdu (Actes Sud, 1999) e In Deo (ed. du Chemin de Fer, 2019)
Criação: maio/2018 – Castelnau-le-Lez
Et Vous Serez là
Babx e Salia Sanou
Textos: Aimé Césaire (Cristal Automatique) e Gaston Miron (La Marche à L’amour)
Criação: junho/2019 – Bruxelas
Concepção e coreografia: Salia Sanou
Música: David Babin (Babx)
Cenografia: Mathieu Lorry-Dupuy
Iluminação: Marie-Christine Soma
Diretor de palco: Rémy Combret
Operação de luz: Eric Corlay
Operação de som: Delphine Foussat
Administração: Stéphane Maisonneuve
Fotografia: Laurent Philippe
Produção: companhia Mouvements Perpétuels
Produção no Brasil: Julia Gomes
Coprodução: Chaillot – Théâtre National de la Danse, Charleroi Danse, CNDC Angers, Embaixada da França no Senegal, Le Kiasma de Castelnau-le-lez, Les Francophonies en Limousin e Malraux – Scène Nationale Chambéry Savoie
PARCERIA E APOIO
Agradecimentos: Ahmed Madani, Irène Tassembédo, Jean-Baptiste Guiard-Schmid, Jean-Paul Guarino e Patricia Carette.
A companhia Mouvements Perpétuels tem incentivo do Ministère de la Culture – DRAC Occitanie e da Région Occitanie; apoio de Ville de Montpellier e Montpellier Métropole Méditerranée
SITE/REDE SOCIAL
saliasanou.net
fr-fr.facebook.com/sanou.salia.1
02/10 • 21h00 às 22h20
Duração 80 min.
Recomendação etária: 12 anos
Disponível até 10/10