10/10 • 19h00 às 19h30
Duração 30 min.
Recomendação etária: Livre
A peça de dança teve origem numa pesquisa sobre flanar, o andar ociosamente, sem rumo nem sentido certo. Na impossibilidade da estreia presencial, porém, Beatriz Sano e Eduardo Fukushima, coreógrafos e dançarinos, a reelaboraram em formato de vídeo. Do quadrado de madeira no meio do palco, espaço em que pisaram para ensaio aberto em tempos pré-pandemia, até a atual concentração nos limites da tela, é desejo fazer vibrar justamente os corpos enquadrados.
Para isso, a voz e a respiração são fundamentais, como demonstrou a escuta atenta da equipe às práticas orientais. “Os movimentos se mesclam entre vozes que se misturam do riso ao choro, do animal ao balbucio humano, do ruído à melodia, do barulho ao silêncio. A voz sobressalta e vibra a sonoridade com os corpos. O QUE MANCHA invade, aumenta, avança e distorce”, pretendem os criadores.
A palavra “mancha” surgiu da relação voz e movimento. Sano e Fukushima querem expandi-la e explodi-la no corpo e transformá-la em qualidade de movimento, valorizando, inclusive, as dissonâncias das vozes, fazendo da “mancha” a marca nos corpos. A colaboração artística acontece há oito anos e ambos vivem na cidade de São Paulo.
FICHA TÉCNICA COMPLETA
Concepção e dança: Beatriz Sano e Eduardo Fukushima
Dramaturgia: Júlia Rocha
Iluminação e espaço cênico: Hideki Matsuka
Assistente de iluminação e operação: Igor Sane
Organização sonora: Miguel Caldas e Rodolphe Alexis
Operador de som: Chico Leibholz
Diretor de filmagem: Pedro Nishi
Operador de câmera: Daniel Luppo
Fotos: Paula Ramos e Wojciech Gałuszka
Figurino: Beatriz Sano e Eduardo Fukushima
Assistente de produção: Isabel Ramos Monteiro
Gestão administrativa: Cais Produção
PARCERIA E APOIO
Esta peça fez parte do projeto Le Flâneurs em colaboração com o diretor de teatro polonês Michal Borczuch. A pesquisa inicial teve subsídio do programa de colaboração artística da Rolex Arts Institute, em Genebra.
SITE/REDE SOCIAL
biasano.com
eduardofukushima.com
instagram.com/bia_sano/
instagram.com/eduardofukushimaa
YouTube / Eduardo Fukushima
10/10 • 19h00 às 19h30
Duração 30 min.
Recomendação etária: Livre