[podcast] Um Rádio na Paisagem

Filtros:
Filtrar por
Data
  • 02 de out
  • 03 de out
  • 04 de out
  • 05 de out
  • 06 de out
  • 07 de out
  • 08 de out
  • 09 de out
  • 10 de out

[podcast] Um Rádio na Paisagem

Gustavo Ciríaco

Data e hora

02/10/21—10/10/21

Recomendação etária: 12 anos

O podcast inédito Uma Rádio na Paisagem convida artistas dos mais diversos campos para falar sobre paisagem, suas experiências biográficas e referências artísticas. Concebido e dirigido pelo coreógrafo Gustavo Ciríaco, tem publicação semanal e percorre, em duas séries, os universos e a poética espacial de artistas como Ana Pi (dança), Bruno Levorin (performance), João Saldanha (dança), Laura Lima (artes visuais), Luciana Lara (dança e projetos site-specific), Marcelo Evelin (dança), Maya Da-rin (cinema) e Michelle Moura (dança).

Em meio a um diálogo em torno da influência da paisagem em suas obras, a conversa é alimentada por referências vindas da literatura, do cinema, do paisagismo, da arquitetura, das artes visuais, das artes cênicas e da própria experiência com a natureza.

O primeiro episódio, A cidade dos penetras, versa sobre o livro A invenção da paisagem, da escritora e crítica de arte francesa Anne Cauquelin, que chama especial atenção para a ilusão de assumir a paisagem como equivalente à natureza, embora sua construção e conceito sejam artificiais. “Nós vemos apenas o que já foi visto, e vemos como deve ser visto. No cerne de sua abordagem, está a influência inevitável da história da arte na construção multicamadas de nossas perspectivas espaciais”, afirma Ciríaco, artista contextual carioca baseado entre Lisboa e Rio.

2/10 – Luciana Lara é uma coreógrafa brasiliense conhecida por suas obras que revelam a arquitetura efêmera produzida por habitarmos, circularmos e nos conectarmos socialmente em uma cidade onde todos somos penetras.

9/10 – João Saldanha é um coreógrafo carioca cujo trabalho é caracterizado pela fluência do movimento e uma rica composição espacial remanescente das linhas e tensões da arquitetura de Oscar Niemeyer, em seu diálogo com a sensualidade, a irregularidade e os padrões abruptos da geografia do seu Rio de Janeiro natal.

16/10 – Michele Moura é coreógrafa e bailarina curitibana, atualmente residente em Berlim, interessada em performances mínimas e detalhadas, onde cria restrições cinéticas para explorar mudanças psicológicas e físicas.

23/10 – Laura Lima é uma artista visual mineira com uma obra marcada pela variedade de suportes e formatos, onde o conceito abre um diálogo com experts e executores de outras áreas para a criação de universos singulares.

30/10 – Marcelo Evelin, nascido em Teresina, é um artista congregador de presenças, de fluxos, de sensações, na criação de paisagens humanas em vertigem de desejo e vida.

6/11 – Maya Da Rin é uma cineasta e artista visual carioca interessada nas densidades que envolvem cultura e natureza na ameríndia brasileira. Seus filmes nos colocam nos olhos daqueles que não conhecemos, e nos lançam na vertigem das diferenças culturais e da leitura de nossos arredores.

13/11 – Bruno Levorin é um coreógrafo e filósofo de formação nascido em Campinas. Interessa-lhe como o gesto, a sua insistência, seu desenrolar no tempo, produz dramaturgias de empatia e instalam um presente compartilhado.

20/11 Ana Pi é coreógrafa, artista visual, pesquisadora em danças urbanas, dançarina extemporânea e pedagoga. Sua prática situa-se entre as noções de trânsito, deslocamento, pertencimento, sobreposição, memória, cores e gestos ordinários.

Ficha técnica:

Site do projeto: https://www.umradionapaisagem.com.br/
Concepção, direção artística e entrevistas: Gustavo Ciríaco
Artistas entrevistados: Ana Pi, Bruno Levorin, João Saldanha, Laura Lima, Luciana Lara, Marcelo Evelin, Maya Da-rin e Michelle Moura
Comunicação, produção executiva e redação: Priscila Maia
Edição de som e música: Fabiano Araruna
Web Design e programação visual: Marina Lufti
Desenhos: Gonçalo Lopes
Administração – Mídias Sociais: Mariana Marques
Produção: Dos Voos – Soluções em Arte e Design
Apoio: THIRD – Amsterdam University of the Arts
Realização: Sesc SP
Data e hora

02/10/21—10/10/21

Recomendação etária: 12 anos

Compartilhe

Programação Ao Vivo | out 2021