Cartas para danças: como jogar com a história?
Ana Mazzei | SP, Cláudia Müller | SP/MG e Renan Marcondes | SP | Brasil
Aula aberta
Livre
90'
18 set ∙ Segunda ∙ 14h00
Sesc Campinas | Espaço ArenaEntrada gratuita
Lançamento
A Bienal Sesc de Dança marca e celebra a concretização de dois projetos gestados a partir dos pensamentos e práticas da dança. Com lançamento realizado durante o festival, “Histórias de Gestos” e “cartas para dança” apostam em formatos provocativos, como o vídeo e o jogo, para estreitar a relação do público com a linguagem. Frutos de articulações do Sesc São Paulo com criadores, pensadores e artistas, as propostas conduzem a diferentes experiências que atravessam o corpo, elemento fundamental da dança.
O trio criador do jogo inédito “cartas para danças”, que pode ser ativado em diversos dias durante a Bienal, conversa com o público sobre o uso e o desenvolvimento do projeto, que une a história da dança, a formação de público e a criação artística.
Por meio de um compêndio de cartas, o jogo apresenta obras, escolhas e momentos-chave da história da dança contemporânea no Brasil. De forma lúdica, a ferramenta convida os participantes a uma série de movimentos e pensamentos a partir das inúmeras composições possíveis com as 30 cartas que fazem parte do baralho. A ideia é não apenas aproximar o público da dança, mas também permitir que o corpo experimente procedimentos da dança contemporânea de forma criativa e leve.