Institucional

Quais movimentos coreografam os reencontros?

Equipe de Curadoria da Bienal Sesc de Dança 2023

A cada nova edição da Bienal Sesc de Dança o desejo é de delinear os passados, agradecer os caminhos abertos e seguir mirando, questionando e construindo os rumos do festival.

Afinal, como curar uma Bienal que acontece presencialmente, após anos de um hiato em que os corpos ficaram tão reclusos, num confinamento sanitário, cultural e político? Como fazer de um festival de dança uma grande rampa onde corpos, radicalmente plurais, possam subir lado a lado e (re)inventar o horizonte? Como acender as chamas para que se recuperem as histórias e agentes da feitura das danças desse chão que chamamos de Brasil?

Quanto mais se dobra uma pergunta, outras tantas nascem. Propor um recorte curatorial não se trata de buscar respostas, mas de estar com as escutas abertas, captar sinais dos contextos e umbigá-los. Fazer das conexões possíveis o terreno fértil para o surgimento de novas provocações que rompam o conforto de certa normatividade que insiste em decretar, arbitrariamente, o que o corpo deve ser e a quem deve servir.

E, dessa breve fenda, as possibilidades escapam e parece ser possível sonhar outros mundos, construir novas rampas para se subir coletivamente, florestar futuros, espiralar o tempo.

Para a décima terceira edição da Bienal Sesc de Dança, a curadoria almeja um festival que possa ser vivido como experiência comunitária, a partir de encontros e conexões entre artistas e públicos. A programação propõe um olhar que contemple diversos contextos de dança no Brasil e no mundo, revelados na forma de passinhos, danças de luta e resistência, tradições clássicas e contemporâneas colocadas em perspectiva. Propõe-se aquilombar danças e entender quais sentidos as danças de muitos lugares reunidas adquirem neste território-tempo, Campinas-Bienal.

É desejo também dançar para transmutar as carnes: lavagens, banhos coletivos, giras e derrocadas imaginárias de monumentos e mundos que não fazem mais sentido. Anseia-se a presença e o reencontro frente a frente, lado a lado. Que aulas abertas e coletivas banhem a cidade de suor!

As atividades formativas convidam todas as pessoas a ocuparem o mesmo chão. Com múltiplas vozes amplificadas, investigaremos o que há nas palavras da dança, transbordando o que por vezes não coube nas escolhas dos espetáculos, e aproximando artistas de diferentes territórios, trajetórias e memórias.

E, assim, acontece a tentativa de construir uma curadoria para outridade, para a comunidade e para danças diversas. A busca segue em fomentar e articular alianças possíveis para seguirmos dançando ante um mundo que se coloca por vezes de maneira tão limitada e limitante.

Contra os obstáculos, a programação desta Bienal clama as diferentes fusões e inventividades que cada corpa/corpo/corpe assume para ser como é e contar suas próprias histórias.

Para dançar em bando

Equipe de Curadoria da Bienal Sesc de Dança 2023

A pluralidade de corpos e de poéticas da dança contemporânea tomam conta da 13ª Bienal Sesc de Dança. Esta edição marca o retorno ao presencial após a realização, em 2021, de uma Bienal completamente on-line devido à pandemia pela Covid-19. Como é, então, vivenciar novamente um festival que tem a dança como provocadora de encontros?

Propondo olhar para potências da coletividade, aspectos do cuidado e atravessamentos do presente, a Bienal promove um ambiente de reencontro para artistas e público por meio de ações cênicas e formativas realizadas no Sesc Campinas e espalhadas por outros pontos da cidade. A programação abrange espetáculos vindos de outros países, trabalhos de diversas regiões do Brasil e coproduções entre artistas de diferentes nacionalidades, além de obras voltadas às crianças.

A ideia é que todos os públicos possam mover seus corpos, refletir sobre formas de existência e fomentar ideias de futuros durante as mais de 60 atividades reunidas nesta edição. Que bom é estar em bando!

Modos de desenvolvimento

Abram Szajman
Presidente do Conselho Regional do Sesc São Paulo

Abram Szajman
Presidente do Conselho Regional do Sesc São Paulo

Vivemos tempos de retomadas. Após anos de pandemia, com incertezas sanitárias, impactos econômicos e diversas vulnerabilidades assolando a população, este é o momento de assegurar o caminho da retomada de oportunidades, que ficaram prejudicadas pela adversidade. Pensar no futuro e propor estratégias para o desenvolvimento socioeconômico tem sido preocupação constante do empresariado.

Atenta ao bem-estar e à qualidade de vida de seus trabalhadores e respectivos familiares, a classe empresarial do comércio de bens, serviços e turismo, por meio da criação do Sesc, em 1946, empenha-se em proporcionar atividades para fruição de seu público prioritário, como também para a comunidade em geral. Desenvolvidas nas áreas de educação, cultura, lazer, saúde e assistência, as ações oferecidas pela instituição visam, sobretudo, ao desenvolvimento humano, entendendo-o como importante etapa para a formação de indivíduos cujas habilidades e competências contribuirão para a sociedade.

Ao longo de seus anos de existência, muitos projetos marcaram a história do Sesc, bem como sua relevância para o desenvolvimento do setor cultural e para as áreas a ele relacionadas. Uma dessas realizações é a Bienal Sesc de Dança, que conta com a participação de artistas nacionais e internacionais, ativando uma rede econômica que envolve diferentes parceiros, sendo o público o maior beneficiário da ação. Assim, seguimos impulsionando o crescimento econômico de diferentes setores, acreditando que uma sociedade plenamente desenvolvida pode proporcionar melhores condições de vida à sua população.

O que nos move?

Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do Sesc São Paulo

Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do Sesc São Paulo

Os estímulos são um motor para os movimentos. Em relação ao corpo, podem ser de natureza endógena, para manutenção da vida, com a satisfação dos desejos e necessidades fisiológicas dos indivíduos, ou de natureza exógena, como uma resposta ao clima, a um obstáculo físico ou a uma dinâmica social, por exemplo. Semelhante às faíscas de ignição, os estímulos atuam como agentes capazes de desencadear reações físicas, principiando e perpetuando movimentações.

Tais processos, voluntários ou involuntários, nos situam em relação ao ambiente e a nós mesmos, em manifestações em que, muitas vezes, o domínio racional nos escapa, acionando circuitos de sentido que se aproximam mais do campo das emoções que do da razão. Expressões artístico-culturais podem ser ativadoras desses sensíveis percursos, com potencial de nos arrebatar e nos deslocar, ao menos simbolicamente, das vivências do senso comum, ao proporcionarem experiências inabituais.

Nessa perspectiva, o Sesc realiza, em 2023, a Bienal Sesc de Dança que, em sua décima terceira edição, retorna ao formato presencial, após o período de restrições impostas por questões sanitárias. Em uma vereda que interseciona sentidos diversos e dialógicos, a dança contemporânea ocupa-se de corporeidades e interações variadas, podendo apresentar complexidades vitais que extrapolam restrições estéticas, oposições binárias ou modos colonizadores.

O movimento torna potência em ato; o corpo é um organismo relacional. Considerando esses dois aspectos, é possível afirmar: afetos, resultantes das relações entre dentro e fora, é que acenderão as mudanças tão necessárias para a constituição de uma sociedade mais justa. Para tanto, esperamos que eventos como este possam contribuir para essa formação cidadã, por meio de reflexões propostas a partir de um panorama artístico diverso, que inspiram conexões e nos convidam a fazer a diferença, movimentando-nos.

Ficha Técnica

SESC – SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO
Administração Regional no Estado de São Paulo 

SESC – Social Service of Commerce
Administration in São Paulo State

 

PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL / Chairman of the Council 

Abram Szajman

DIRETOR DO DEPARTAMENTO REGIONAL / Director

Danilo Santos de Miranda

 

SUPERINTENDENTES  

Deputy Directors  

Técnico-social / Social and Programming 

Rosana Paulo da Cunha 

Comunicação social / Communication 

Aurea Leszczynski Vieira Gonçalves 

Administração / Administration 

Jackson de Andrade Matos 

Assessoria Técnica e de Planejamento/
Technical Planning 

Marta Raquel Colabone 

Consultoria técnica/ Technical Consultant 

Luiz Deoclécio Massaro Galina 

 

GERENTES 

Departments 

Ação Cultural/ Cultural Action
Érika Mourão Trindade Dutra
Estudos e Desenvolvimento/ Studies and Development
João Paulo Leite Guadanucci
Atendimento e Relacionamento com Públicos/ Customer Service and Relationship
Ricardo Gentil de Oliveira
Artes Gráficas/ Graphic Design
Rogério Ianelli
Centro de Produção Audiovisual/ Audiovisual Production Center
Wagner Palazzi Perez
Difusão e Promoção/ Press Relation
Ligia Moreira Moreli
Desenvolvimento de Produtos/ Products Development
Évelim Moraes Sesc Digital
Digital Sesc
Fernando Amodeo Tuacek
Assessoria de Relações Internacionais/  International Affairs
Heloisa Pisani
Assessoria Jurídica/ Legal
Carla Bertucci
Assessoria de Imprensa/Press Relations
Ana Lucia de La Vega
Sesc Campinas
Hideki Yoshimoto 

 

Bienal Sesc de Dança 2023 

Coordenação geral/ General Coordination
Hideki Yoshimoto 

Coordenação executiva/ Executive Coordination
Sidnei C. Martins 

Coordenação artística/ Artistic Coordination
Talita Rebizzi   

Produção executiva/ Executive Production
Maitê Lacerda, Sara Regina Centofante, Simone da Silva Aranha e Thiago Aoki   

Curadoria/ Curatorship
Ana Dias de Andrade, Dani Scopin, Maitê Lacerda,  Natália Nolli Sasso, Soraya Portela, Talita Rebizzi e Thiago Aoki 

Equipe Sesc/ Sesc Team 

Alexandre Porto, Aline Ribenboim, André Conceição, André Queiroz, Andrea Inez, Andreia Dorta, Ariane Magalhães Campos, Arnaldo Alves da Costa, Bárbara Iara Hugo, Carlos Rocha, Cássio Garboggini Quitério, Chiara Regina Peixe, Christine Villa dos Santos, Claudia Santos, Clovis Carvalho, Cristiane Gil, Cristiane Godoy Trombini, Cristiane Komesu, Daniel Figueira Veullieme, Daniel Sanchis Fernandes, Deise Lima, Denise Ventura, Edson da Cruz, Edson Gualberto de Souza, Eduardo Lopes Magiolino, Eloá Cipriano, Fabiano Bragantini Mastrodi, Felipe O. Scavassa, Fernanda Borges, Fernando dos Reis Souza, Fernando Marineli, Francisco Henrique da Silva Brants, Francisco Santinho, Gisele Scolaro Ribeiro, Giuliano Jorge Magalhães, Helena Bartolomeu, Heloisa Ururahy, Igor do Prado, Jacqueline Coutinho, Jefferson Luis da Cunha, José Eduardo Silva Ruiz, José Gonçalves da Silva Júnior, Juliana Ramos, Karina Musumeci, Kelly Teixeira Ferrari, Laura de Melo Andare, Lerisson C. Nascimento, Lilian Rocha, Luciane Otranto, Marcelo Paulino de Souza, Marcio Rocha, Marcos Henrique da Silva, Maria Lucia Miranda, Marina Rodrigues G. Santos, Maurício Ricci, Michael Ahrens, Miguel Pinheiro Alves, Moara Zahra Iak, Natália Caetano da Silva, Natalia Mazzeo G. Mattioli, Nóbrega Arimateia Sales, Patrícia Moraes Piazzo, Paula Teixeira, Poliana Queiroz, Priscila David Vellone Ruiz, Priscila Machado Nunes, Rafaela Ometto, Rebeca Caetano Costa, Regina Gambini, Renata de Barros Corizola Yoshida, Rodrigo Gabrielli, Rodrigo R. Gonçalves, Ronaldo Domingues, Rubens Lutero, Samara F. Rosa Baptista, Sheila Andriani, Sheila Budney, Sibele Aguilar Oliveira Gioiosa, Sidênia Freire, Silvia Eri Hirao, Silvia Garcia, Solange da Silva Rocha, Tamara Demuner, Tatiana Fukuhara Borges, Tatiane Claro Ito, Valquíria Pinheiros dos Santos, Vinícius Guimarães Carneiro, Vitor Franciscon 

Ação Promocional/ Promotional action
HMS Eventos
Ambientação Externa/ Outdoor Scenography
Francine Moura 

Produção e Logística/ Production and Logistics
João Carlos Couto 

Assessoria de Imprensa/ Press Relations
Frederico Paula (Nossa Senhora da Pauta) 

Editoria Web/ Web Editors Brenda Amaral, Carolina Vidal, Daline Ribeiro, Danilo Lima, Fernando Bisan, Giuliano Martins, Hellio Zulu, Vitor Penteado 

Fotografia/ Photography
Beto Assem Identidade Visual
Design Gráfico/ Visual Identity and Graphic Design
Cesar Albornoz 

Produção de Texto/ Text Production
Mariana Marinho 

Produção de Espaços/
Venues Production
Hideki Matsuka 

Diagramação/ Layout 
Thema Estúdio de Design e Comunicação –  Thea Severino e Márcio Freitas 

Revisão e Tradução de Texto/ Editing and Text Translation
Lucia Nascimento 

Site/ Website
Bruna Marcatto, Frederico Zarnauskas, Gregógio Lixandrão, Heloísa Mubarack, Leandro Nunes Coelho 

Catálogo

Apoio
  • bienal-regua-logos