Lança Cabocla
Plataforma Lança Cabocla | BA | CE | MA | Brasil
Espetáculos
Brasil
16 anos
60'
20 set ∙ Quarta ∙ 18h30
CIS Guanabara | Armazém 1Espetáculos
Brasil
16 anos
60'
21 set ∙ Quinta ∙ 18h30
CIS Guanabara | Armazém 1A aparição presencial, dançante e multimídia propõe uma experiência multissensorial, na qual o público constrói o espaço juntamente com os performers. A ação se dá em uma relação simultânea entre a criação e a aparição sonora desenvolvida em tempo real por Elton Panamby e a dança-travessia realizada pelos artistas Tieta Macau, Abeju Rizzo e Inaê Moreira. No processo, eles compõem e decompõem seres encantados a partir dos objetos imantados presentes no local.
Aliados às plantas de proteção e às danças de caboclo, os performers dançam uma defesa preparada para o ataque e pesquisam corpos que se assentam entre a vida e a morte, entre o escuro e o invisível. Seus movimentos vão ao encontro de macumbarias dançantes e sonoras, maiores que o feitiço da pólvora e das políticas de morte.
O trabalho, fruto de estudos da performatividade em danças populares e afrodiaspóricas, transita entre pensar e dançar o contemporâneo junto a cosmologias ancestrais. A ideia é olhar para a dança a partir de afrocentramentos, distanciando-se dos padrões folclorizantes e estratificados de corpos negros em cena, e rearticular narrativas para desviar de padrões, propondo fins e – por que não? – inícios.
FICHA TÉCNICA
Artistas criadores: Elton Panamby, Tieta Macau, Abeju Rizzo e Inaê Moreira;
Produção: Encante Território Criativo, Abeju Rizzo e Tieta Macau;
Captação de vídeo: André de Oliveira;
Edição: Luiza Fernandes;
Figurino: Ana Duarte e Nana Saias;
Cenário: Vortex.