BARRICADA
Marcelo Evelin, Demolition Incorporada | PI | Brasil
Performances
Brasil
Livre
50'
21 set ∙ Quinta ∙ 19h00
Estação CulturaPerformances
Brasil
Livre
50'
22 set ∙ Sexta ∙ 19h00
Estação CulturaEntrada gratuita
Um conjunto de corpos encadeados se articula e desarticula em cena. Marcando um momento no tempo e no espaço, a arquitetura coreográfica questiona noções de autonomia e resistência ao interromper fluxos, deslocar identidades e friccionar fronteiras. A figura firme e porosa composta pelos performers tem a prática coletiva como alicerce, tal qual acontece nas barricadas da vida real.
Táticas populares de insurreição surgidas no século XVI, as barricadas são feitas com a aglomeração improvisada de qualquer material deslocado de suas funcionalidades para formar um organismo único e plural. Essas estruturas improvisadas, construídas como um movimento de confronto, também operam como proteção para uma determinada comunidade.
Criado pelo coreógrafo Marcelo Evelin e pela Plataforma Demolition Incorporada, a montagem propõe pensar a proximidade como estratégia de defesa e o estar juntos como posição política. O projeto vem sendo desenvolvido desde 2019, tendo sido apresentado no Brasil e em países como Japão, Bélgica, Uruguai, Espanha, França e Portugal. Na Bienal Sesc de Dança, o elenco foi formado por artistas locais, por meio de convocatória pública para uma residência com o artista, além da performance.
FICHA TÉCNICA
Criação: Marcelo Evelin/Demolition Incorporada;
Com: Elenco local participante da residência, escolhido por convocatória pública;
Música: Composição de Heitor Villa-Lobos retrabalhada por Sho Takiguchi – “Floresta Amazônica”;
Colaboração na criação: Túlio Rosa;
Colaboradores na difusão: Bruno Moreno e Marcio Nonato;
Assistência de produção: Gui de Areia/Demolition Incorporada;
Administração: Humilde Alves/CAMPO arte;
Direção de produção: Regina Veloso/Casa de Produção;
Coordenação técnica: Corpo Rastreado/Jimmy Wong
Produção local: Corpo Rastreado/Lud Picosque.