Saberes em Movimento: Conversa Aleijada – De que maneira a deficiência tem contribuído para mudanças paradigmáticas e na produção de conhecimento no campo das artes?
Edu O., Ariadne Antico, Moira Braga e Isadora Ifanger. Mediação: Edu O.| Brasil
Conversas
Livre
120'
20 set ∙ Quarta ∙ 14h00
Sesc Campinas | Espaço Arena- LIBRAS
Entrada gratuita
Encontro
O encontro é um desdobramento do projeto Conversa Aleijada, criado por Edu O. em 2021 para proporcionar o diálogo entre artistas Defs e a reflexão sobre suas pesquisas e práticas artísticas, considerando a deficiência como propulsora dos seus processos criativos e como importante ferramenta na produção de conhecimento no campo das artes. Tendo como base a Teoria Crip ou Teoria Aleijada, apresentada pelo teórico Robert McRuer, esses encontros apresentam novos modos de compreensão sobre a deficiência e a acessibilidade cultural.
Saberes em Movimento
Reunidas sob o nome “Saberes em Movimento”, as rodas de conversa são alvoroçadas pela alegria de pensar o que se dança no tempo do agora, nos mais diversos lugares. Realizadas entre artistas participantes da Bienal, intelectuais, pesquisadores e comunidades, elas buscam refletir sobre assuntos presentes na programação e mover os saberes entre corpos que dançam, que assistem, que querem começar a dançar, que dançam profissionalmente ou que, simplesmente, dançam para fazer vida. Os diálogos, com mediação de Edu O. nesta mesa, são um convite para cultivar e compartilhar a imaginação entre pessoas, realidades e saberes, e também um lugar para chegar, no qual o corpo que vive se movimenta, desperto e dançando sobre seu território.