Com as Coisas: coreo-infâncias para tempos de reencontro

Lagartixa na Janela | SP | Brasil

Adicionar no google agenda

Espetáculos

Brasil

Livre

35'

24 set ∙ Domingo ∙ 16h00

Sesc Campinas | Jardim do Galpão

Entrada gratuita

Partindo da noção de coreografia como uma organização que aciona deslocamentos espaciais e temporais de corpos humanos e não humanos, o grupo Lagartixa na Janela propõe para as crianças um estado de jogo aberto. Brincando e investigando, elas são convocadas pelo movimento dos artistas a criarem suas coreo-infâncias, transformando as coisas e o ambiente por meio de suas corporalidades.

Tudo começa com uma simples meia. Ao longo da performance, porém, ela deixa de ser uma materialidade funcional para se tornar um lugar, um dispositivo do imaginário que aciona e ativa movimentos, memórias, paisagens, cartografias e relações. Explorando como um objeto pode transportar e mover o outro para estados de invenção, os artistas buscam pensar formas de elaborar teias de afetos capazes de sustentar e mover o coletivo.

A ação cênica é uma continuidade das pesquisas da companhia dirigida por Uxa Xavier. Desde 2010, os artistas se debruçam sobre as infâncias na perspectiva de revelar o corpo da criança no espaço público, questionando onde e como elas ocupam esses locais na cidade. Tendo o corpo como potência para a criação e os encontros, os trabalhos do coletivo propõem um trânsito entre os espaços topológico e imaginário, deixando que a criança performer emerja nesse fluxo.

FICHA TÉCNICA

Direção artística: Uxa Xavier;
Performers: Andrea Fraga, Tatiana Cotrim, Vinicius Brasileiro e Ana Carol Yamamoto;
Preparação corporal: Uxa Xavier;
Figurino: Lagartixa na Janela;
Fotos: Silvia Machado, Marcelo Villas Boas e Fellipe Oliveira;
Direção de produção: Rafael Petri (MoviCena Produções).

Com as Coisas_Foto Fellipe Oliveira
Com-as-Coisas-Foto_Silvia-Machado