Corpografias do pixo

Gê Viana e Marcia de Aquino | MA | Brasil

Adicionar no google agenda

Performances

Brasil

Livre

40'

Performances

Brasil

Livre

40'

Entrada gratuita

O experimento performativo proporciona um encontro com a cidade e suas inscrições urbanas. As performers Marcia de Aquino e Gê Viana saem pelas ruas para corpografar pixações, lançando mão de seus corpos como dispositivos na tentativa de comporem uma dança. Tensionando o corpo cotidiano, as artistas buscam registrar, por meio de ações, os modos urbanos de resistência, seus desvios, mapas e códigos pichados no espaço público.

O trabalho surgiu a partir do questionamento da natureza das pixações e da forma como esses códigos interagem com os olhares de quem os observa. A ideia é mapear mensagens na superfície da cidade, conectando códigos escritos marginalizados e corpos abertos a um estado performativo. Rompendo com a percepção do espaço urbano como zona desprovida de fruição estética, a performance promove o contato do público com a diversidade de grafias urbanas e as inúmeras possibilidades de registro por meio do corpo.

O trabalho elabora um resgate do que é invisível na cidade ao dar visibilidade a imagens e processos sociais comumente colocados à margem da sociedade. Assim, entender e pesquisar as pixações – escolhidas por suas diferenças e semelhanças e pela memória e simbologia política em relação ao local – torna-se uma forma de potencializar as urgências urbanas.

FICHA TÉCNICA

Performers: Gê Viana e Marcia de Aquino.

Corpografias-do-pixo---Foto_Caio-Silva