Devotees

João Paulo Lima | CE | Brasil

Adicionar no google agenda

Espetáculos

Brasil

16 anos

45'

23 set ∙ Sábado ∙ 19h00

Sesc Campinas | Teatro

Espetáculos

Brasil

16 anos

45'

24 set ∙ Domingo ∙ 18h00

Sesc Campinas

A imagem de um corpo com deficiência é transfigurada em uma dança de fetiches no solo de João Paulo Lima. Acompanhado pela trilha sonora original de Felipe Giffoni, o performer se expõe sem constrangimento em uma partitura sonoro-coreográfica. Em cena, músico e dançarino criam um diálogo erótico de olhares e movimentos, remetendo, por vezes, à ideia de dominação e submissão presente na comunidade BDSM.

Este jogo também é lançado ao público, que é convocado a repensar os tabus e preconceitos relacionados à deficiência e à sexualidade. O espetáculo aborda como o devoteísmo – atração sexual por pessoas com deficiência – se manifesta de formas distintas, sendo possível a descoberta do desejo por alguém que está fora do eixo da padronização, além da compreensão de se ver como instrumento da fantasia de alguém.

Ao colocar-se em cena com uma ambiência erótica, o artista reafirma seu direito à sexualidade e ao desejo. O solo partiu de sua própria compreensão, ao longo dos anos, acerca do fetiche em torno de sua imagem: ser um objeto de desejo o empoderava como corpo dissidente que socialmente é tratado como assexual. A ideia é que, ao vê-lo dançar, outros corpos, com deficiência ou não, possam sentir o mesmo.

FICHA TÉCNICA BILINGUE

Concepção e interpretação: João Paulo Lima;
Direção: Clarissa Costa;
Música: Felipe Giffoni;
Luz: Wallace Rios;
Som e técnica: Jad Pereira.

Devotees_Foto Allan Diniz