Gente de Lá

Wellington Gadelha | CE | Brasil

Adicionar no google agenda

Espetáculos

Brasil

16 anos

60'

22 set ∙ Sexta ∙ 20h00

CIS Guanabara | Armazém 2

Espetáculos

Brasil

16 anos

60'

23 set ∙ Sábado ∙ 20h00

CIS Guanabara | Armazém 2

A ação cênica preta, favelada, urbana e transversal de Wellington Gadelha propõe um instante poético de denúncia e afronta. A performance parte da investigação de um corpo roleta-russa, enquanto discurso, para refletir questões urgentes que vão das chacinas cotidianas na cidade de Fortaleza, no Ceará, ao massacre estrutural da população negra no país.

Ao atravessar a dança pelas artes visuais, o artista se relaciona com objetos – criando e recriando as formas e os sentidos que as materialidades carregam – e constrói uma corporeidade que joga e que está prestes a disparar algo. A composição busca experimentar os aspectos relacionais desse corpo-objeto como discurso e como arma, capaz de perfurar as fronteiras pré-estabelecidas para o negro na dança e de repensar territórios, violências e circuitos subjetivos de segregação étnico-racial e espacial no contexto urbano.

Os movimentos do solo, cujo som encontrou no funk 150 bpm seu termômetro, foram pensados a partir de matrizes construídas pelo artista em sala de trabalho, relacionadas a situações vividas por ele. “Gente de Lá” cria, assim, uma poética contranarrativa, não colonial, que, ao disparar imagens-movimentos, intensifica o lugar artístico no qual estética e política se encontram e vida e arte se esbarram.

FICHA TÉCNICA BILINGUE

Criação, dramaturgia e pesquisa sonora: Wellington Gadelha;
Criação audiovisual e sonorização: Priscilla Sousa;
Iluminação: Yanka Leandra;
Cenografia: Wellington Gadelha e Emanuel Oliveira;
Tutoria: Luiz de Abreu;
Interlocutores dramatúrgicos: Leonardo França e Thereza Rocha;
Produção musical: DJ Pedro Ribeiro;
Produção executiva: Georgiane Carvalho;
Produção: Plataforma Afrontamento;
Projeto gráfico: Diogo Braga;
Apoio: Rumos Itaú Cultural.

_Gente-de-Lá---Foto_Renato-Mangolin.