Histórias de Gestos (Performance)

Estela Lapponi, Eduardo Fukushima, Luis Ferron, David Xavinho e Silvana de Jesus | SP | Brasil

Adicionar no google agenda

Performances

Brasil

Livre

66'

17 set ∙ Domingo ∙ 20h30

Sesc Campinas | Área de Convivência

Performances

Brasil

Livre

66'

18 set ∙ Segunda ∙ 15h30

Sesc Campinas | Área de Convivência

Entrada gratuita

Ficar em Pé – Do CapEngar da Bipedia
As rodas nos pés como subterfúgio para explicitar um ato cansativo: ficar em pé custa! Neste solo, a performer e videoartista Estela Lapponi investiga as inúmeras maneiras de ficar em pé. Criadora do conceito decolonial de “corpo intruso”, a artista tem como foco de investigação o discurso cênico do corpo com deficiência, a prática performativa e relacional e o trânsito entre as linguagens visuais e cênicas.

FICHA TÉCNICA
Concepção e Performance: Estela Lapponi;
Preparação corporal BMC: Leticia Sekito;
Roteiro de audiodescrição: Estela Lapponi;
Consultoria de audiodescrição: Natália Rocha;
Consultoria de sonorização: Gustavo Portela.
Acompanhamento: Elisabete Finger, Ana Teixeira e Karine Legrand.
Apoio
: Goethe-Institut

Cair
Defendendo que só se cai duas vezes na vida, ao nascer e ao morrer – o resto é encenação –, a performance do coreógrafo, dançarino e professor Eduardo Fukushima gira em torno do “antes da queda”. O artista, pesquisador em técnicas corporais chinesas e japonesas, elabora uma dança antes do primeiro passo na beira do abismo, explorando vetores cima-baixo, e buscando formas de dançar o desequilíbrio em milhares de micro quedas no corpo.

FICHA TÉCNICA 
Criação e performance: Eduardo Fukushima;
Colaboração artística: Beatriz Sano;
Desenho de luz: Hideki Matsuka, Igor Sane e Beatriz Sano;
Desenho de som: Eduardo Fukushima a partir de músicas de Rodolphe Alexis e captação de som de Chico Leibholz e Eduardo Magliano;
Música de entrada: “Cai Capital”, de Flavia Goa, Pitter Rocha e Veridiana Zurita;
Figurino: Irrita;
Fotografias
: Lucas Saccon;
Agradecimentos: Júlia Rocha, Isabel Ramos Monteiro, Rita Comparato, Elisabete Finger, Ana Teixeira, Instituto Goethe, Rolex Mentor & Protégé e festival Contém Dança de Curitiba;
Acompanhamento: Elisabete Finger, Ana Teixeira e Karina Legrand.
Apoio: Goethe-Institut

Sentar
Sentar, tomar assento, assentar-se, aprumar, aguardar, silenciar, descansar, assistir, escutar, prosear. A performance de Luis Ferron questiona onde e com quem se sentar. O artista da dança tem como mote inspirador para as suas criações a pesquisa e o trânsito pelas tramas de uma corporeidade brasileira composta por memórias, crenças, culturas e sotaques.

FICHA TÉCNICA 
Concepção, atuação e trilha sonora: Luis Ferron;
Acompanhamento: Elisabete Finger, Ana Teixeira e Karine Legrand.
Apoio: Goethe-Institut

Saltar
No solo, o performer David Xavinho compartilha pensamentos e ações emergentes da ideia de saltar, propondo caminhos e soluções corporais para eles. O artista, que pesquisa a arte no intuito de entender as inteligências possíveis, também é intérprete-criador no Grupo Zumb.boys.

FICHA TÉCNICA
Coreografia e performance: David Xavinho;
Acompanhamento: Elisabete Finger, Ana Teixeira e Karine Legrand.
Apoio: Goethe-Institut

Girar
O tempo que gira rememora as vivências da infância e aprecia os movimentos presentes até hoje, sem fim: é começo, meio, e começo novamente. Em sua performance, Silvana de Jesus tece uma dança espiral na qual cabem brincadeiras de roda, gingas e mandingas. Idealizadora do processo criativo DançAdinkra, Silvana é artista e educadora há 20 anos, atuando com coletivos como Batakerê, Gumboot Dance Brasil e Protagonistas.

FICHA TÉCNICA
Intérprete e criadora: Silvana de Jesus;
Trilha Sonora: Dominique Vieira;
Consultoria de Dança: Vera Passos;
Agradecimentos: Elisabete Finger, Ana Teixeira, Karine Legrand, Goethe-Institut São Paulo e Sesc São Paulo;
Acompanhamento: Elisabete Finger, Ana Teixeira e Karine Legrand.
Apoio: Goethe-Institut.

Histo╠urias-de-Gestos-Foto_Manuela-Eichner