Lavagem

Alice Ripoll, Cia. REC. | RJ | Brasil

Adicionar no google agenda

Espetáculos

Brasil

14 anos

60'

15 set ∙ Sexta ∙ 20h30

Sesc Campinas | Ginásio

Espetáculos

Brasil

14 anos

60'

16 set ∙ Sábado ∙ 20h30

Sesc Campinas | Ginásio

Realidade e fantasia se misturam em um delírio, como num sonho apocalíptico, no novo trabalho da coreógrafa Alice Ripoll. A partir do ato de lavar – com a ajuda de baldes, água e sabão –, a performance da Cia. REC investiga imagens ambivalentes e questiona o que de fato precisa ser limpo. Os elementos utilizados se desdobram em múltiplas imagens poéticas de êxodos, travessias, rituais, renascimento e resistência: a espuma tinge os corpos e remete à invisibilidade; as bolhas sugerem um mundo de sonhos, em contraste com a falta de mobilidade social do mundo real.

O público é convidado a acompanhar de perto, contemplando a obra sob uma ótica pictórica, mas também refletindo sobre posições sociais e hierarquias, destinos traçados e oportunidades. Ampliando modos de estabelecer o contato entre os intérpretes e a plateia, surge a possibilidade de uma nova experiência de compartilhamento do espaço. A proximidade dos corpos ora remete à claustrofobia, aos apertos concretos ou simbólicos, ora se apresenta como o acolhimento de um útero, onde os cheiros, as texturas da pele e o calor dos corpos são sentidos.

Fruto das investigações do coletivo formado por artistas da favela que elaboram e recriam a arte contemporânea, o espetáculo apresenta uma ancestralidade cheia de lutas e segredos sobre a alegria de não ficar obcecado em vencer a corrida pelo maior capital.

FICHA TÉCNICA

Direção
: Alice Ripoll;
Ideia original: Alan Ferreira;
Criação: Alan Ferreira, Hiltinho Fantástico, Katiany Correia, Romulo Galvão, Tony Hewerton e Tuany Nascimento;
Intérpretes: Alan Ferreira, Hiltinho Fantástico, Katiany Correia, Romulo Galvão, Tony Hewerton e Tamires Costa;
Direção de produção: Natasha Corbelino | Corbelino Cultural;
Produção executiva: Milena Monteiro;
Produção e assistência de ensaio: Thais Peixoto;
Fotos: Renato Mangolin;
Colaboração: Laura Samy;
Cenário: Raquel Theo;
Figurino: Paula Ströher;
Luz (criação): Tomás Ribas;
Luz (técnica responsável): Tainã Miranda;
Tour planning: ART HAPPENS;
Apoio: Rafael Machado Fisioterapia e Centro Coreográfico do Rio de Janeiro;
Coprodução: Kunstenfetivaldesarts, PACT Zollverein, Kaserne Basel, Wiener Festwochen, Julidans, Festival de la Cité Lausanne, PASSAGES – Festival International, Romaeuropa Festival e Teatro di Roma – Teatro Nazionale.

Lavagem---Foto_Manoel-Vason