Nunca Mais Abismos
Edu O. | BA | Brasil
Instalações
Brasil
16 anos
240'
22 set ∙ Sexta ∙ 16h00
Sesc Campinas | Sala de Múltiplo Uso 2- LIBRAS
Instalações
Brasil
16 anos
240'
23 set ∙ Sábado ∙ 16h00
Sesc Campinas | Sala de Múltiplo Uso 2- LIBRAS
Instalações
Brasil
16 anos
240'
24 set ∙ Domingo ∙ 15h00
Sesc Campinas | Sala de Múltiplo Uso 2- LIBRAS
Entrada gratuita
Novas narrativas da história de pessoas com deficiência são propostas nesta instalação performática. Idealizada por Edu O., a obra parte das pesquisas do artista sobre a bipedia compulsória presente na dança, que exclui e desumaniza corpos que não se enquadram na lógica normativa.
Durante quatro horas, os performers convidam o público a participar de uma experiência de relaxed performance. Nela, o espaço é transformado à medida que os intérpretes e os participantes constroem uma teia de nós, escritas, fotografias e memórias ao longo de três momentos que se cruzam: “Nós”, “Emergir” e “Silêncio”.
Durante “Nós”, uma rede de apoio e de afetos é gerada a partir do ato de tecer em coletivo. Em “Emergir”, por meio de solos realizados em instantes distintos, cada artista revela suas individualidades e estratégias para fugir dos abismos impostos pela exclusão e pela violência. Já em “Silêncio”, os performers deixam o espaço vazio para que a própria instalação apresente suas dinâmicas e acolha quem deseja repousar ali.
O trabalho conta com audiodescrição e tradução em libras realizadas pelos próprios artistas. Durante a ação, o público pode entrar e sair a qualquer momento, podendo permanecer no ambiente o tempo que desejar – seja para acompanhar as ações, seja para relaxar.
FICHA TÉCNICA
Direção: Edu O.;
Performance: Edu O., Jania Santos, Estela Lapponi, Ariadne Antico e Thiago Cohen;
Performer e intérprete de Libras: Elinilson Soares;
Direção de produção: Daiana Carvalho;
Assistente de produção e figurino: Nei Lima;
Direção artística: Aldren Lincoln.