Olhos nas costas e um riso irônico no canto da boca

Luciane Ramos-Silva | SP | Brasil

Adicionar no google agenda

Espetáculos

Brasil

14 anos

40'

esgotado

15 set ∙ Sexta ∙ 18h30

CIS Guanabara | Armazém 1

Espetáculos

Brasil

14 anos

40'

esgotado

16 set ∙ Sábado ∙ 18h30

CIS Guanabara | Armazém 1

O solo é uma travessia, no sentido atlântico e contra-hegemônico. O corpo de Luciane Ramos-Silva atua, a um só tempo, como território da diferença e da anunciação crítica. Entre imaginários, ficções e camadas de histórias, a obra interroga as lógicas que produzem os “mesmos” e os “outros”, examinando a natureza de nossas relações.

O espetáculo mobiliza afetos, memórias, violências e contradições do legado colonial que define quem pode e quem não pode participar do “clube dos humanos”. Para a artista, abordar a construção de “outros” não é apenas discutir alteridade, mas refletir sobre como padrões de estereótipos e perfis identitários são tomados como realidades ontológicas, ignorando a compreensão de que as identidades são rios caudalosos e não ideias fixas.

Dançando nas fissuras do pensamento ocidental, o trabalho põe em risco a dicotomia entre corpo e pensamento, articulando e expondo, num mover-pensar, o que baseia tal separação. Embalada por um ritmo que pulsa como na levada de um jazz – tão livre quanto ensaiado –, a dançarina convida os presentes e os passados a partilharem um riso irônico no canto da boca – aquele de quem sabe que a dança ainda não acabou. O gesto dançado conduz a memória como recriação do vivido e oferece o jogo, sutil e sagaz, como modo de transcendência.

FICHA TÉCNICA

Concepção, coreografia e interpretação: Luciane Ramos-Silva;
Trilha sonora: Noisestudio;
Figurino: Julia Martins;
Luz: Dedé Ferreira;
Som: Dara Duarte;
Assistente de direção: Vinicius Bernardo;
Produção: Corpo Rastreado.

Olhos-nas-costas-e-um-riso..---Foto_-Daisy-Serena