Teimosinho

Flávio Rabelo | MG | Brasil

Adicionar no google agenda

Performances

Brasil

Livre

120'

23 set ∙ Sábado ∙ 11h00

Senac Campinas

Performances

Brasil

Livre

120'

Entrada gratuita

Um boneco inflável, popularmente conhecido como João Bobo ou Teimosinho, convida os corpos a se movimentarem por meio da interação com ele. Idealizada e acionada pelo artista e pesquisador Flávio Rabelo, a ação transdisciplinar, duracional e participativa abre espaços de conversa sobre teimosia, arte e sociedade.

A partir da materialidade do boneco, duplo em tamanho real do artista, uma relação de brincadeira, dança e luta emerge. Nessa atmosfera constantemente modificada pelos presentes, o performer cria os vínculos e acordos necessários para que a ação se desenvolva em suas múltiplas camadas. Cambaleando de um lado para o outro, o Teimosinho evoca memórias de infância, promove diálogos e desperta elementos fundamentais para a existência coletiva enquanto espécie, como a ludicidade, a imaginação e o envolvimento despudorado dos corpos.

Criada durante o período da pandemia de Covid-19, a performance foi estruturada em torno de questionamentos a respeito da teimosia necessária para seguir fazendo arte, ao mesmo tempo em que busca criar um ambiente de leveza, diversão e liberdade. As pesquisas de linguagem relacionadas ao trabalho foram desenvolvidas ao longo dos últimos anos pelo artista, em parceria com o Cambar Coletivo e o Núcleo Fuga!, grupos dos quais também faz parte.

FICHA TÉCNICA 

Concepção, pesquisa e acionamento: Flávio Rabelo;
Parceria de pesquisa : Cambar Coletivo e Núcleo Fuga!;
Cenografia de infláveis (Boneco Teimosinho): Juan Cusicanki – Infla Power
Desenho técnico: Helbert Rodrigues;
Vídeo: Márcio Vasconcelos (imagens e edição) e Renato Nonato (imagens e captação de áudio;
Fotos: Renata Voss;
Parceria: Espaço Cultural Campo Belo das Artes | Diamantina – MG;
Produção: Cotiara Produtora – Ana Elisa Mello e Samya Enes.

Cambar Coletivo é formado por Flávio Rabelo, James Turpin e Roberto Rezende.

Núcleo Fuga! é formado por Ana Clara Amaral, Bruna Reis, Dora de Andrade, Flávio Rabelo, Gabriela Giannetti e Roberto Rezende. O coletivo é vinculado ao grupo de Pesquisa “Corpo Sendo”, do Curso de Dança e Teatro da UEMS.

Teimosinho_Fla╠uvio-Rabelo.-Foto-Renata-Voss