Residencia Barricada - Foto_Victor Martins (3)

Residências artísticas “BARRICADA” e “KA’ADELA”: Inscrições abertas

Ações formativas

Estão abertas as convocatórias para as residências artísticas e apresentações das performances “BARRICADA” e “KA’ADELA”. As atividades são gratuitas, com vagas limitadas e abertas a artistas e não artistas. A seleção será feita mediante envio de carta de interesse para o e-mail formativas.bienal@sescsp.org.br até 28 de agosto colocando no assunto do e-mail o título da atividade.

Acompanhe a seguir o descritivo de cada trabalho e inscreva-se!

BARRICADA

Por meio desta residência artística, o bailarino e coreógrafo Marcelo Evelin reúne pessoas interessadas em participar da recriação de sua performance “BARRICADA”. Durante seis dias, Marcelo e os artistas Bruno Moreno e Marcio Nonato conduzem os participantes nas práticas que alicerçam o trabalho. Nele, um conjunto de corpos encadeados se articula e desarticula em cena, propondo pensar a proximidade como estratégia de defesa e o ato de estar juntos como posição política.

A imersão é aberta a artistas e não artistas, com ou sem experiência anterior em dança, que se interessem por corpo, política e coletividade. Os participantes devem estar dispostos a serem tocados exaustivamente pelos outros e a participar de todo o período da residência e das apresentações.

Minibio
Marcelo Evelin é bailarino, coreógrafo e pesquisador. Leciona na Escola Superior de Artes de Amsterdã e é doutor honoris causa pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Bruno Moreno é artista residente do CAMPO Arte Contemporânea. Suas criações oscilam entre a instalação, a performance e o vídeo.
Marcio Nonato é performer, iluminador, educador e gestor. Tem encontros, atravessamentos e processos como potências de seu interesse artístico.

Serviço
Residência artística “BARRICADA” de 17 a 22/9. Domingo a sexta das 14h às 18h na Sala dos Toninhos – Estação Cultura. Av. Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial.
Apresentação da performance nos dias 21 e 22/9, às 19h, na Estação Cultura.
Duração: 26 horas.
Para pessoas a partir de 18 anos.
Inscrições limitadas por seleção. Interessados enviar carta de interesse no e-mail formativas.bienal@sescsp.org.br até 28/8 colocando “BARRICADA” no título do e-mail.
Grátis.

KA’ADELA – Ação Coletiva de Contra-ataque

Ao longo de cinco dias, os artistas da Plataforma Ka’adela partilham seus principais elementos de criação nesta residência artística. A partir dos eixos centrais com os quais o grupo trabalha, como a ocupação do espaço urbano, a coralidade e o mascaramento de si e dos monumentos, o encontro propõem a criação e a apresentação, durante a Bienal, da performance “KA’ADELA – Ação coletiva de contra-ataque”.

O trabalho nasce do desejo do coletivo de ocupar as ruas e seus monumentos com pessoas interessadas em realizar a ação junto a eles. É um convite para olhar a cidade como um grande museu de arte colonial a céu aberto e, a partir disso, contra-atacar seus símbolos no campo das artes da presença.

Minibio
Plataforma Ka’adela é um coletivo que realiza pesquisas e experimentações em performance. Seu principal dispositivo cênico-performativo é a ocupação de monumentos coloniais como modo de questionar as imagens e as memórias que ocupam as cidades.

Serviço
Residência artística “KA’ADELA” de 15 a 19/9. Sexta a terça, às 14h, no MIS – Museu da Imagem e do Som de Campinas. Rua Regente Feijó, 859 – Centro.
Apresentação da performance nos dias 20 e 21/9, às 16h30min, no Monumento à Mãe Preta/ Igreja São Benedito. R. Cônego Cipião, 772 – Centro.
Duração: 20 horas.
Para pessoas a partir de 18 anos.
Inscrições limitadas por seleção. Interessados enviar carta de interesse no e-mail formativas.bienal@sescsp.org.br até 28/8 colocando “KA’ADELA” no título do e-mail.
Grátis.