Pôr do Sol na Roseira

Fernanda Silva | PI, Comunidade Jongo Dito Ribeiro | SP and Otis Selimane | Moçambique

Adicionar no google agenda

Experiência

10 anos

150'

esgotado

17 set ∙ Domingo ∙ 16h30

Casa de Cultura Fazenda Roseira

A Casa de Cultura Fazenda Roseira, espaço que fomenta a memória e a cultura afro-brasileira, será palco de um entardecer com dança e música. Além de contemplar o pôr do sol, o público é convidado para uma experiência composta pela intervenção “Trovoada”, com Fernanda Silva; por uma vivência em jongo, com a Comunidade Jongo Dito Ribeiro; e pela apresentação musical “Renascimento”, com Otis Selimane.

Trovoada
Um corpo em conexão com o chão e o céu celebra a vida como experiência única de cada ser. Em cena, a artista Fernanda Silva cria uma dança quântica que sonha tocar a lua e, ao mesmo tempo, ser raiz de árvore. Uma dança incendiária junto às estrelas, um rito de conexão, digital e analógico, para a esperança jamais morrer.

Vivência em Jongo
A partir de uma experiência prática da roda de jongo, a Comunidade Jongo Dito Ribeiro convida os presentes a vivenciarem os passos, os pontos e o ritmo dessa tradicional manifestação da cultura popular afro-brasileira, elemento de resistência e união. Por meio do canto e da dança, a ideia é compartilhar e sustentar, com descontração e afeto, a permanência dessa cultura ancestral.

Renascimento
O artista moçambicano Otis Selimane explora texturas e ritmos africanos neste show, incorporando, às músicas, brincadeiras de sua infância e experiências que teve recentemente no Brasil. Além de suas composições autorais, ele também apresenta releituras de trabalhos de artistas africanos que o influenciam. Assim, “Renascimento” é uma ressalva ao inconsciente da escuta musical de Otis, à paisagem que ornamenta seu leito, local de sua procedência: Moçambique.