Clamores

Mithkal Alzghair | França | Síria

Adicionar no google agenda

Espetáculos

França | Síria

14 anos

45'

23 set ∙ Sábado ∙ 21h30

Sesc Campinas | Galpão
  • LIBRAS

Espetáculos

França | Síria

14 anos

45'

24 set ∙ Domingo ∙ 20h30

Sesc Campinas | Galpão
  • LIBRAS

Os questionamentos em torno do confronto entre o homem e as autoridades ecoam neste solo de Mithkal Alzghair. Por meio de uma exploração figurativa, escultural e cinética, ele busca criar o retrato de um corpo diante de um mundo fragmentado e cercado por formas de dominações e de ameaças.

O artista encontra na fisicalidade um meio de materializar e revelar as transformações pelas quais indivíduos e povos passam por conta de realidades impostas, capazes de determinar seus destinos. A investigação se equilibra entre a ambiguidade e a incerteza, entre o passado e o futuro, entre a própria narrativa pessoal do artista e o contexto global – por causa da guerra na Síria, Mithkal vive como refugiado político na França.

Por meio do seu corpo, o performer se concentra na passagem entre dois tempos – o passado e o que virá – e dois lugares – o que estava e o que está. Tornando o movimento uma necessidade e um motivo para restaurar a atual paisagem de destroços, ele experimenta passos e estruturas rítmicas, além de brincar com a repetição contínua e crescente dos movimentos. Faz isso para pesquisar o limite da resistência do corpo e questionar até que ponto é possível dar continuidade a uma ação para se adaptar.

FICHA TÉCNICA

Um solo de Mithkal Alzghair;
Design de iluminação: Philippe Gladieux;
Criação de som e música: Mohannad Nasser;
Olhares externos: Gilles Amalvi, Min Kyoung Lee e Virgile Riquet;
Produção e administração: Raphaël Dussauchoy;
Foto: Youssef Iskandar;
Produção no Brasil: Pedro de Freitas e Adolfo Barreto / Périplo;
Coprodução
: La Briqueterie – CDCN du Val-de-Marne, Ballet National de Marseille, Kampnagel e Les Subsistances;
Apoio: DRAC Ile-de-France, Théâtre de la Ville , CNDC Angers Pays de la Loire e Baryschnikov Art Center de Nova York.

Esse espetáculo foi desenvolvido por meio do programa “Exile Today – Production Residencies for Artists”, uma iniciativa da Kampnagel e da Körber-Stiftung.

Clamors_Foto de Youssef Iskandar